CONFIGURANDO AZBOX

CONFIGURAÇÃO BÁSICA DO AZBOX


Comece com a configuração basica do AZBOX, voce tem de ter o AZ pré configurado para receber do satelite (selecionar o Amazonas) e ter um "TP" (Transponder) definido para que o AZ tente receber sinal do satelite.


A - Adicionar uma TP ativa (Transponder):

Menu > Instalação > Editar TP/Satélite > OK
>Modificar Satélite > OK > Adicionar TP > OK
> Digite a Frequência (TP) 11055 > OK
> Digite o Simbol Rate (SR) 288888 > OK
> Coloque a Polarização em Horizontal
> Fec em Auto
> Back > Exit.

Depois de Adicionar a TP, continue a configuração da antena do AZBOX:


Menu > Instalação > Ajuste de Antena
> Satélite > Amazonas
> Frequência do LNB > Universal 22 KHZ
> AutoComutador 0/12V > 0V > Alimentação LNB > Ligado
> Frequência TP > 11055 (Selecione a TP que foi configurada)
> Opções do Motor > Desligado
> Modo de Busca > NIT

Neste ponto, seu AZBOX está configurado para receber o sinal do Satélite Amazonas.

B - Se ja estiver usando o AZBOX e quer somente re-alinhar a antena pule para a parte 2.
Ajuste incial da antena:

Parte 1*** Comece aqui se estiver instalando a antena:

Procure algumas outras antenas (mini parabolicas) na sua volta para ter uma ideia para posição inicial da sua antena!Ja coloque a sua mais ou menos na mesma posição das que existem por perto!
São 3 ajustes CRITICOS para serem feitos: Inclinação da antena (Para cima/baixo), Direção (Direita/Esquerda -> Norte) e Azimute (posição do LNBF, Cabo Coaxial para baixo, apontando +- entre 6:30 e 7 horas).

Feito isso, bem devagar (milímetros) mova a antena para cima/baixo, esquerda/direita em movimentos circulares até notar que o indicador de QUALIDADE DE SINAL aumenta. Procure a posição aonde a QUALIDADE tem o maior valor.
Aperte de leve os parafusos de fixação dos ajustes da antena.Faça um busca de canais do satélite no seu BOX e passe para a Parte 2.
Parte 2*** Comece aqui se estiver somente melhorando o apontamento da antena:
DE PREFERÊNCIA TENHA UMA TV AO LADO DA ANTENA (Ligada ao "BOX")

Coloque o BOX em um canal com o QUALIDADE de sinal mais baixo (menos de 50%) (no controle do AZBOX tem a tecla "SIG" que mostra as informações do canal)
Com os parafusos de ajuste Vertical da antena ligeiramente afrouxados, mova a antena uns milímetros para cima e ou para baixo, observando se o "Q" (QUALIDADE) aumenta. Procure a posição aonde o "Q" fica com o maior valor e aperte os parafusos.
Agora faça a mesma coisa para o ajuste de Direção (Direita/Esquerda), procure aumentar o "Q" para maior valor e aperte os parafusos. (O ajuste Vertical pode ser refeito agora para confirmar que esta na melhor posição.)
Finalmente ajuste o LNBF (aonde esta ligado o cabo coaxial), mova ele no sentido horário e anti-horário até conseguir o maior valor em Qualidade de sinal
APERTE TUDO! Pode ser feita uma nova busca de canais no BOX após a antena ter sido re-alinhada.
Muita atenção, um milímetro para cada lado nos 3 ajustes já faz muita diferença. Estando mais ao Sul do Brasil, mais critico é o ajuste. Lembre que você esta apontando a antena para um PONTO no espaço próximo a linha do Equador!Com muita paciência, deve conseguir fazer isso você mesmo. Se não chame um profissional!

TEXTO ORIGINAL: LUCK